segunda-feira, 4 de julho de 2011

MIDIA - EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Muito se conversa sobre a importância da  utilização das mídias na escola. A pesquisa do texto mapeou atividades de mídia-educação que vem sendo feito em escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis.  O autor, em seu trabalho de campo buscou dados em escolas Municipais, Estaduais e Particulares podendo observar que nas três escolas eram realizados esses trabalhos. Durante sua pesquisa ficou claro a importância de que professores e gestores compreendam que os processos de mídia-educação devem levar em conta tanto o uso (consumo), quanto a análise crítica (leitura) e o uso como meio de expressão (produção) dos meios de comunicação. A análise dos dados está embasada em uma compreensão das mídias como artefatos culturais contemporâneos, operados coletiva ou individualmente, que tanto influem quanto recebem influência das pessoas com as quais se comunicam ou colocam em comunicação. Por isso enxergamos alunos e professores, gestores, pais e outras pessoas como receptores ativos e potenciais emissores de mensagens diretas ou mediadas. Os professores, portanto, tem nas mãos um grande desafio de ter uma formação teórico-prática, para que possam auxiliar seus alunos na utilização das mídias como ferramenta pedagógica, como objeto de estudo e como um veículo de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário